ACMA | Só tens letra.

29 janeiro 2018

Isto é uma ode ao poder das palavras: são (quase) dois minutos de palavras-prova que desarmam qualquer um que desacredite a força de uma coisa dita no momento certo, (quase) dois minutos de palavras mágicas que entranham, aconchegam, preenchem e transformam. São (quase) dois minutos de palavra-padrão. Talvez só tenhamos letra, mesmo. E isso parece-nos ser mais do que suficiente para mudar o mundo.




Dizem que as palavras não mudam o mundo. Que "palavras não enchem barriga" ou que havê-las sem obra, é tiro sem bala. São as ações, as atitudes e as intenções que seguram as rédeas da transformação, e às palavras, cedem-lhes o lugar no banco de trás da mudança.
Aqui no Palavra-padrão, deixamos que elas falem por si. Acreditamos de coração que se a espada vence, a palavra convence, e por isso sabemos que o mundo também muda quando falamos sobre isso. Muda quando se atiraram palavras como pedras, e muda sobretudo quando se oferecem palavras-presente: Gosto de ti. Vamos jantar. Anda para a minha beira. Vai ficar tudo bem.
Somos, para todos os efeitos, feitos de palavras. Não saberíamos pensar nas coisas se não fosse pelas palavras que lhes dão corpo, e não poderíamos partilhá-las se não tivessem nome. E por falar em partilhar, acreditamos que palavras boas fazem gente boa. Casa. Amor. Livro. Ondas. Obrigado. Flores. Nós. São palavras disfarçadas de ação, certeiras nas intenções e nos resultados. Talvez o provérbio não esteja muito longe da verdade, palavras não enchem mesmo barrigas, palavras enchem corações, e corações cheios mudam o mundo.

Este é o resultado da nossa primeira participação no projeto ACMA || A CULTURA MORA AQUI, que surgiu com a ambição de povoar a blogosfera de conteúdos culturais! O objetivo é evitar os lugares comuns da blogosfera e explorar novos mundos e visões sobre o quotidiano! Os desafios são mensais e abertos a todos, do que estão à espera?!


Sobre o projeto A Cultura Mora Aqui

Criado pela Ju, do blog Cor Sem Fim, o projeto A Cultura Mora Aqui - ou ACMA, para abreviar - tenciona trazer a cultura de volta à internet com temas mensais ou bimestrais. Para participarem, só têm de enviar um e-mail com os vossos dados para acma.cultura@gmail.com - não vamos falar sobre outfits, maquilhagem, moda, etc, e qualquer um de vós pode participar, não sendo obrigatório fazê-lo todos os meses. Para não perderem nenhum post, já podem seguir a página do ACMA no facebook e a Revista.

5 comentários:

  1. Obrigada! Por esta publicação tão inspiradora *.*
    As palavras têm um impacto incrível nas nossas vidas. Muitas vezes, costuma-se dizer que um murro dói menos do que ouvir certas coisas, porque a dor física acaba por desaparecer, mas aquelas palavras ficarão para sempre na nossa memória. A fazer eco. E a relembrar-nos o que aconteceu.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada nós, Andreia, pela presença constante e dedicada a este espaço que nos diz tanto! :D
      Ficamos muito felizes por saber que gostaste e sem dúvida que concordamos contigo! Mas se as palavras más fazem eco, também o fazem as boas, e é nesse eco que nos devemos concentrar, pois quando mais fundo elas nos falam, mais fácil fica de lhes seguir o rasto e caminhar em direção aos lugares felizes :D

      Eliminar
    2. Nada que agradecer, faço-o com o maior gosto :)
      Sim, sem dúvida! E se nos focarmos no eco das palavras boas, torna-se tudo mais fácil

      Eliminar
  2. r: «Todos temos os nossos tempos, e não há nada de errado com isso», precisamente! Temos que nos dedicar aos nossos sonhos, sem pressas e sem ligar a pressões. A vida é nossa. E se demorarmos 10 anos a atingi-los, isso não diz respeito a mais ninguém que não a nós
    Sempre :D

    ResponderEliminar
  3. Mais um espaço que descubro e que passo a seguir desde Macau com atenção.

    ResponderEliminar