Vou ali e venho já | Apresentação

15 março 2018

Quem aqui já passeou pelas ruas do Google Maps ou pelas incríveis paisagens do Google Earth? Sabiam que é possível "viajar" por todo o mundo através destas plataformas? Pois bem, este é o mote do "Vou ali e venho já", um projeto cuja intenção é formar uma comunidade de exploradores com encontro mensal marcado numa cidade à escolha, para uma viagem virtual por street view!

 Algumas pessoas decidiram levar a outro nível as potencialidades daquilo que começou por ser um mero mapa virtual, e assim surgiu a street view photography. Lembram-se quando falámos disso aqui? Trata-se de uma expressão artística que consiste em registar fotografias através de plataformas interativas de localização, como é o caso do Google Maps ou Google Earth. É uma prática que tem ganho adeptos um pouco por todo o mundo, que vão descobrindo que fotografar o que já antes se registou pode ser muito desafiante e criativo, basta soltar as rédeas da imaginação!

Com isto em mente, o palavra-padrão juntou-se à Lucie Lu para um projeto destinado às mentes mais irrequietas: "Vou ali e venho já", uma rubrica mensal que é nada mais nada menos do que uma viagem virtual em grupo! Como funciona?




— Qualquer pessoa pode viajar connosco, basta entrar em contacto
para o voualiivenhoja@gmail.com para receber as instruções. Se tens interesse em fazer parte, anda daí, vamos conhecer o mundo!

— As "viagens" serão feitas através do Google maps/street view ou Google earth. A ideia é registar, através de capturas de ecrã (print screen) os cenários que mais nos encantam e surpreendem. Se são leigos nestas andanças, não tem problema! Fizemos um vídeo ultra rápido a explicar os detalhes: vê aqui. 

Quanto mais criativas e originais forem as imagens, melhor! Os viajantes poderão partilhar as suas imagens e relatos da "viagem" (ex. por que escolheram aquela perspetiva, curiosidades que tenham descoberto sobre o local, etc...) no seu respetivo blog. Como não queremos deixar ninguém de fora, para quem não está dentro do mundo dos blogs, poderá partilhar as suas imagens e experiências das viagens virtuais no Facebook e/ou instagram com a hastag #voualiivenhoja

— Cada mês terá uma cidade escolhida como destino, que será anunciada no grupo de Facebook do projeto e enviada por email para os viajantes. No dia 15 de cada mês, os viajantes deverão publicar as respetivas imagens e reflexões sobre a viagem virtual que fizeram. O produto final será sempre uma galeria com uma seleção dos registos de cada cidade visitada, assim como a divulgação do nome, junto com o link da publicação, de todos os viajantes. A primeira viagem é já a 15 de abril, fica atento(a) pois vai ser revelado o destino em breve! 

— O grupo de Facebook "Vou e ali e venho já | Street View Photography" destina-se à partilha e convívio entre todos os viajantes. Aqui poderão conhecer quem mais viaja connosco, e partilhar os vossos olhares! Além disso, será também um local de informação privilegiada: aqui encontrarão a cidade do mês e outras informações relevantes sobre o projeto. Nota: estas informações também serão enviadas para o email e disponibilizadas nos 2 blogs fundadores, e para quem não tem facebook, estamos disponíveis para criar um grupo do whastapp, caso achem necessário!


Mais do que andar a laurear a pevide virtualmente, este projeto nasce com um conjunto de intenções que assentam que nem uma luva nos valores dos blogs promotores:


 Muito embora os registos já existam, encontram-se  em bruto. O projeto entra no sentido de "pescar" e trabalhar alguns excertos visuais do espaço, imortalizando-os numa galeria virtual.


Acreditamos que não existem duas formas iguais de ver o mundo, e é nisso que assenta o "Vou ali e Venho Já", na combinação de perspetivas distintas, cada uma reflexo do viajante que está por detrás do ecrã. A decisão de escolher registar uma árvore, um edifício, um conjunto de pessoas ou uma estrada deserta, traz à boleia uma forma de estar e intrepretar a realidade, e é isso que queremos guardar, as visões de cada um dos nossos exploradores.


Queremos que esta brincadeira dê o salto para um pretexto de reflexão sobre o que nos rodeia, e por isso apelamos a que os viajantes se envolvam nos destinos visitados. Saber mais sobre o espaço e, eventualmente, sobre ações sociais, ambientais e culturais em curso, dando a opção às pessoas de apoiar causas com as quais se identificam, é uma das ambições que iremos concretizar no momento de divulgação do destino. Os viajantes que assim desejarem, poderão incluir também nas suas publicações reflexões sobre a "viagem", pistas para conhecer a cidade e também alguns causas/iniciativas que achem pertinentes.

Para ilustrar a brincadeira, decidimos viajar "cá dentro" e fotografar alguns dos nossos lugares:

(lente do Artur)






(lente da Daniela)






Então? Embarcas connosco?!


23 comentários:

  1. Vocês são uma autêntica caixinha de surpresas. Como comentou a Joana Santos, que ideia genial *.*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom que gostaste!! "Então? Embarcas connosco?!" :D

      Eliminar
  2. Foi assim que deixei o meu pai todo babado com as fotos da casa em Portugal
    Bfds

    ResponderEliminar
  3. Que ideia tão inovadora e gira! E os objetivos que associaram à mesma são simplesmente geniais, porque fazem-nos realmente refletir mais sobre o que nos rodeia e conhecer mais acerca de diversos lugares :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado!! Ficamos mesmo felizes por gostares tanto da ideia! Vens "viajar" connosco? :D

      Eliminar
  4. Que ideia tão gira! Vou ficar atento a essa nova iniciativa =)

    MRS. MARGOT

    ResponderEliminar
  5. Uma boa ideia.
    As fotos são lindas. Também gosto muito de viajar.
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado!! Vamos viajar todos neste projeto? :D

      Eliminar
  6. Que ideia maravilhosa. Irei tentar acompanhar todas as viagens.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Cláudia!! Para participares envia um e-mail para voualiivenhoja@gmail.com, não sei se já o tinhas feito, mas nós tínhamos colocado mal o e-mail :\ Até já :D

      Eliminar
  7. Quero muito participar nisto! Já vos enviei email e tudo! :D*

    Joan of July

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. YEY!!! Se bem que podes ter enviado para o e-mail errado, é que nós tínhamos colocado mal o e-mail e só hoje reparamos (shame on us!) :\ é voualiivenhoja@gmail.com !! Ficamos à espera :D

      Eliminar
  8. amei a ideia do projeto, quero muito participar xD

    Com carinho Renata, | LuArtico |

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estamos à espera!! Envia um e-mail para voualiivenhoja@gmail.com :D

      Eliminar
  9. Respostas
    1. Boa!! Envia um e-mail para voualiivenhoja@gmail.com para receberes todas as instuções ^_^
      Ps. desculpa a demora a responder, isto anda complicado :\

      Eliminar

Palavreiro(a), vai em frente, partilha connosco as tuas palavras :)