A Beautiful Week | Abril

30 abril 2018

O novo mês é sempre sinónimo de "A Beautiful Week" o projeto fotográfico que pretende desafiar-nos a registar, durante 52 semanas, momentos e rituais do quotidiano que contribuem para o nosso bem-estar e felicidade. Inspirado no desafio "Capture real life in 52 weeks" do blog A Beautiful Mess, eis o ABW de abril!


1.  Handwritting (pela lente da Daniela)

Pensar em escrita à mão transporta-me de imediato para duas coisas que me são muito queridas:
- Os meus cadernos de textos: nos quais já não escrevo há alguns anos mas que tiveram um papel de relevo na minha adolescência e ajudaram a definir aquilo que são hoje os meus sonhos e objetivos;
- A troca de cartas: uma prática que me encanta e relaxa, e que me ajuda a apertar ainda mais os laços que me unem às minhas pessoas.





2. Barriers (pela lente da Daniela)

Quem me conhece, sabe que esta é a minha barreira mais alta e assustadora, o meu cabo das tormentas. Mas também acredito que é tudo uma questão de tempo e que depende (só) de mim apagar esta foto da categoria dos obstáculos para passá-la para a categoria das vitórias. Mais dia menos dia, vai acontecer! 


3. A Different Perspective (pela lente do Artur)


Para este tema decidi trazer, não uma, mas 3 perspectivas! As duas primeiras fotos mostram um género de sequência, onde o observado passa a observador. No fundo, haverá sempre essa ligação... alguém que está a ser observado e que por sua vez observa algo, ou alguém (a não ser que esteja de olhos fechados, nesse caso podemos sempre assumir que está a ver a "Branca de Neve" do João César Monteiro).
Já a terceira imagem é apenas uma diferente perspectiva que encontrei para nos capturar :b





4. Freelesing (pela lente do Artur)


Começo por dizer que já conhecia esta técnica, sabia como se executava, mas acabei por nunca experimentar. Daí que quando vi que seria o tema deste mês, quis ficar com ele.
Para quem não sabe, Freelesing é uma técnica de fotografia onde tiramos fotos sem ter a lente presa na máquina. Confesso que, apesar de até ter gostado do resultado, não fiquei fã. Estar a tirar fotos com a lente separada da câmara é chato e não é a melhor coisa que podemos fazer à nossa companheira de captura de momentos. Mas foi uma experiência engraçada, apesar de não me estar a ver a repeti-la tão cedo... Fiquem com os resultados :D



(As fotos não estão editadas, saíram mesmo assim)


"A Beautiful Week" é um projeto que, além de nós, reúne um conjunto de pessoas cheias de bichinhos carpinteiros:

Ana Garcês - www.infinitomaisum.com 
Catarina Sousa - www.joanofjuly.com
Joana Sousa - www.jiji.pt
Lucie Lu - www.lucielu.pt
Marta Chan - www.viveraviajar.com
Raquel da Silva - www.meeksheep.com

13 comentários:

  1. Adoro escrever à mão. E, mais recentemente, juntei-me a um projeto de troca de cartas. Nunca tive esse hábito, mas agora não me imagino sem ele :)
    É claro que vais conseguir, força!

    Adorei as fotografias e as diferentes perspetivas/técnicas!

    ResponderEliminar
  2. É agradável olhar o mundo pela vossa lente.

    ResponderEliminar
  3. Adoro cartas e as fotografias estão todas tão fantásticas :)

    ResponderEliminar
  4. Daniela, esses teus cadernos e cartas, que sonho. Também adoro trocar correspondência há qualquer coisa de sagrado nesse tempo que tiramos para escrever e dedicar ao outro que só daí a uns dias irá apreciar essa entrega.

    Artur, estou contigo. Freelesing, no thank you.

    *Lu

    ResponderEliminar
  5. Não deve ser nada fácil fotografar sem a lente (diz a batoteira) mas as fotos ficaram bem giras. ;)

    ResponderEliminar
  6. As fotografias estão maravilhosas! Também adoro escrever cartas à mão. É um hábito que não se deveria perder.

    ResponderEliminar
  7. É mais um projeto interessante :) acho especialmente lindas as fotos das cartas. Bom feriado!

    ResponderEliminar
  8. Caramba. Apaixonei-me por aquela da escrita com a pena azul! Que composição linda, e que cores! E adorei a liberdade que vejo nas fotos das perspectivas. Vocês os dois sabem tão bem o que fazem e contam histórias tão bonitas com as vossas imagens!

    Jiji

    ResponderEliminar
  9. Wow nunca tinha ouvido falar em freelesing! Apesar de não parecer muito prático quero experimentar. :P As vossas fotos são lindíssimas!

    ResponderEliminar
  10. Começam logo a conseguir suspiros deste lado, olhem-me para essas fotos de cartas, caixinhas, decorações tão românticas, cores tão cruas e vivas ao mesmo tempo.
    Daniela, se só agora tiraste a carta não te preocupes que no inicio é um bicho de sete cabeças para toda a gente, mas depois com a prática fica tudo bem, vais ser ganda pro vais só ver!
    Mesmo que não tenhas ficado fã Artur as fotos de freelensing ficaram muito boas, ok a modelo também ajuda hehe

    ResponderEliminar
  11. Adorei esta rubrica. Acho a fotografia uma ferramenta incrível para captar momentos, temos é que não nos esquecer de viver os momentos também :)

    Beijinhos,
    santiago | facebook | instagram

    ResponderEliminar

Palavreiro(a), vai em frente, partilha connosco as tuas palavras :)