ACMA de Março | Tecnologia

14 abril 2018

Há uma música dos Deolinda, muito bonita, por sinal, que diz assim "Andamos todos uma porta ao nosso lado". Pois bem, aqui andamos todos um mês atrás de nós! Tecnologia é o tema de Março, que chega afinal em Abril, e para isso decidimos trazer-vos um tema bem especial para nós, a fotografia mobile! 

Quem já nos conhece destas andanças, sabe que não temos papas na língua nesta matéria. A tecnologia é boa? SIM! As redes sociais são a desgraça da sociedade (e em particular de uma juventude oca e amorfa)? NÃO! Estaremos nós, no geral, a fazer uma utilização excessiva e desadequada da tecnologia? Talvez, e é preciso trabalhar para mudar isso, mas acreditamos de coração que a solução não passa por um detox profundo em que passamos todos a usar telefones de fio outra vez! É urgente recapitular algumas das grandes vitórias da tecnologia para se perceber que é possível utilizá-la de uma forma criativa, enriquecedora e moderada! 

A fotografia mobile é para nós o ex líbris desta visão entusiasta do poder da tecnologia (nota: para os que não nos conhecem fora do ecrã, saibam que foi através dela que nos conhecemos!)


A prática de fotografar com dispositivos móveis, como smartphones ou tablets. Apesar de ser o mundo das imagens analógicas o que mais nos apaixona, acaba por ser à fotografia mobile que recorremos para saciar a nossa "fome" quase diária por congelar imagens. A facilidade em registar e partilhar momentos, aliada a câmaras cada vez melhores, fazem dos telemóveis/tablets uns fantásticos companheiros dos exploradores da fotografia do dia-a-dia. 

E desenganem-se os que pensam que isto são só selfies...Há, inclusive, vários concursos que premeiam os mais talentosos na área, e exemplo disso é o concurso nacional Mira Mobile Prize.

Foto vencedora 2017 | Helen Breznik
Foto vencedora 2016 | Chulsu Kim
Hoje trazemos a este cantinho algumas dicas de fotografia mobile que fomos "bebendo" das nossas inspirações e que colocamos em prática com frequência!
1. Não usar o Zoom!!! (NUNCA!) Nós somos o zoom 

O zoom digital faz com que as fotos percam qualidade. Se quisermos captar um objeto com maior proximidade, devemos ser nós a aproximar-nos e assim preservar a qualidade do registo! Caso não seja possível, é preferível tirar foto sem zoom e cortar o que não quisermos na edição. 

2. Tirar mais que uma foto (pelo sim e pelo não...)

Esta já diz tudo 😂

3. Fotografar nas Golden Hours para ter "aquela luz"... 

As Golden Hours são:
a) bem de manhãzinha
b) lá para o fim da tarde (esta é a nossa favorita porque na outra estamos a dormir!) 

4. Se necessário, ligar o HDR

Isto é uma função que a maioria das câmaras dos smartphones/tablets geralmente traz, e que nos permite otimizar as fotografias, tornando-as mais definidas. Funciona muito bem em fotos contra o sol!









5. Não abusar dos filtros, menos é mais!

A maioria dos programas de edição (e o instagram!) trazem a opção de editar a "força" com que usamos os filtros. Por vezes, baixar um bocado a intensidade do filtro pode fazer maravilhas!

6. Ajustar a exposição e contraste a gosto

Não se fiquem pelos filtros predefinidos. Escolham um e brinquem com a edição livre, fazendo alterações a vosso gosto. Vão ver que o resultado é muito mais interessante! Por vezes, um pequeno retoque na luz pode fazer toda a diferença!

7. Não esquecer de verificar a saturação, temperatura e matiz!

A cor, ou  ausência dela, é uma das coisas mais importantes na fotografia. É ela que nos dá o primeiro impacto do "mood" da foto, mesmo ainda antes de a vermos com olhos de ver. Ao brincarmos com estas três propriedades, podemos alterar a mensagem que queremos que a fotografia passe. Quão incrível isso é?!

8. A mais importante: divirtam-se!

Explorem o máximo que conseguirem! Tirem 10, 20, 50, 100, 10000 fotos, cortem, recortem, editem, ponham a exposição a 100 e depois a 0, tirem toda a saturação e metam a temperatura no mais quente possível! Descubram coisas novas sobre o mundo e vocês próprios! A fotografia é, acima de tudo, uma forma de mostrarmos aos outros a nossa visão, a nossa realidade, e a fotografia mobile é a forma mais espontânea e imediata de o conseguir!  Procurem expandi-la ao máximo :) 

E vocês, têm mais dicas para juntar à coleção? São mobile team ou a câmara tradicional ainda vos acompanha para todo o lado?


Sobre o projeto A Cultura Mora Aqui


Criado pela Ju, do blog Cor Sem Fim, o projeto A Cultura Mora Aqui - ou ACMA, para abreviar - tenciona trazer a cultura de volta à internet com temas mensais ou bimestrais. Para participarem, só têm de enviar um e-mail com os vossos dados para acma.cultura@gmail.com - não vamos falar sobre outfits, maquilhagem, moda, etc, e qualquer um de vós pode participar, não sendo obrigatório fazê-lo todos os meses. Para não perderem nenhum post, já podem seguir a página do ACMA no facebook e a Revista.

6 comentários:

  1. A fotografia é das melhores coisas que a tecnologia nos trouxe!
    Adoro que possa registar momentos e paisagens de uma forma tão fácil, experimentar novas técnicas de fotografia e edição!
    É explorar, aprender e divertirmo-nos com isso!

    MESSY GAZING

    ResponderEliminar
  2. Penso que ânsia de fotografar é tão grande que grande maioria nem contempla a beleza do que o rodeia!
    Levo as dicas ... bj

    ResponderEliminar
  3. Penso que ânsia de fotografar é tão grande que grande maioria nem contempla a beleza do que o rodeia!
    Levo as dicas ... bj

    ResponderEliminar
  4. Adoro fotografia e adoro o processo de edição, brincar com as cores, as temperaturas, os filtros. Podemos fazer tanta coisa.
    Gostei imenso deste post, são dicas muito úteis e algumas já fazem parte dos meus dias :)

    ResponderEliminar
  5. A fotografia é outra das minhas paixões! E acho que, em muitos momentos, para além de permitir eternizar certas memórias, é uma terapia. E sabe tão bem brincarmos com todas essas dicas, explorar o que resulta e descobrir o que não funciona... A máquina fotográfica anda sempre comigo, mas quando quero algo mais rápido aventuro-me com o telemóvel :)

    ResponderEliminar

Palavreiro(a), vai em frente, partilha connosco as tuas palavras :)