Vamos ali ao Mónaco e Vimos já | Viagem Virtual

20 junho 2018

Olá Olá viajantes! Estamos de volta para mais uma edição do "Vou ali e Venho Já" e desta vez fomos num saltinho virtual até... ao Mónaco!
Revista de Maio

Para quem aterrou agora, o "Vou Ali e Venho Já" é um projeto de laurear o queijo sem sair do sítio! Aberto a toda a gente, é um desafio mensal de fotografia de viagem em Street View, organizado pelo Palavra-padrão em conjunto com o blog Lucie Lu
Sugerimos uma leitura rápida do post de apresentação - aqui - para ficarem a par destas andanças! Para os que ainda não tiveram oportunidade de ver, já saiu a galeria do mês passado, o resultado da nossa vadiagem online por Buenos Aires. Espreitem aqui!

Nesta terceira edição decidimos ir ao Mónaco!

Segundo uma pesquisa rápida, o Principado do Mónaco é um microestado situado no sul da França. Fundado em 1297 pela Casa de Grimaldi, cuja soberania se mantém até aos dias de hoje, este microestado possui aproximadamente uma área de 2,02 km², o que lhe confere o segundo lugar nos menores Estados do mundo, perdendo apenas para o Vaticano.

Além de ser conhecido pela fama de "paraíso fiscal", o Mónaco destaca-se também pela Fórmula 1, pelo Casino de Monte-Carlo e pelo seu elevado custo de vida.

O Mónaco nunca foi um destino que me chamasse muito a atenção, e não foi com esta viagem que isso mudou. Não é que seja mau, simplesmente não é a minha cara e não consigo morrer de amores por ele, especialmente com Amesterdão ainda tão vivo cá dentro (mas isso fica para outro post :p)
Como o que realmente faz um local são as pessoas, foi esse o foco do meu tema para esta viagem. Não me esforcei muito (quase nada tbh) para capturar a essência do Mónaco, a minha ideia era mesmo partir à descoberta de coisas bonitas que mostrassem um lado diferente do que pensava do local. No final, fiquei a gostar um bocadinho mais deste destino, embora continue a não figurar no meu top 10 das viagens a realizar (talvez no top 30 ahah).
Fiquem com as fotos:



















Talvez vá ser um bocadinho injusta com o Mónaco porque o tempo que tive para o aprofundar virtualmente foi pouco, mas a verdade é que, dos três sítios que visitámos até agora, foi o que menos gostei. Em parte pode ter tido a ver com a experiência de Street View: a imagem estava com muitas falhas e o facto das ruas serem estreitas não permitia uma flexibilidade tão grande para registar informação como das últimas vezes. Mas à parte disso, o Mónaco teve em mim o impacto de um local que é bonito, sim, mas não tão bonito que justifique sequer equacioná-lo na minha lista de viagens.

Aquilo que mais me encantou foi a sua disposição quase vertical, que desagua numa costa repleta de barcos (já disse aqui que adoro barcos?!). Uma das coisas que mais gostei nesta experiência virtual foi poder viajar sobre a água, na companhia das cabeças dos fotógrafos da Google. Gostei das cores do país, uma paleta suave de cores-de-rosa, bejes e amarelos, mas não me agradou a sensação de sobrelotação de casas, edifícios, carros e motas que se sente em todo o lado. Embora a arquitetura de muitos edifícios seja repleta de detalhes, bem a meu gosto, a verdade é que, olhando como um todo, o impacto que tive é de que é um local com uma vocação essencialmente turística, com dezenas de grandes hóteis enfileirados, o que não me conquista minimamente.
À parte disso, no ano de 2010 (ano em que viajei através dos registos da Google) não havia uma rua que não estivesse em obras!
Posto isto, apesar das paisagens de cortar a respiração, não fiquei tentada por este pequeno local, ainda que tenha sido uma experiência interessante espreitá-lo.













Juntem-se a nós e venham passear sem sair de casa!! :) 

8 comentários:

  1. Também nunca foi um destino que me suscitasse particular interesse. Ainda assim, acho que têm aqui registos muito interessantes :)
    Adorei as cores!

    ResponderEliminar
  2. Além das fotos serem apetecíveis, partilho da vossa ideia sobre o local.

    ResponderEliminar
  3. A pedir uma visita há já alguns anos...

    ResponderEliminar
  4. Acho que capturaram aqui umas boas imagens e dão muita vontade de viajar, mas por acaso também não é dos locais que mais me chama para visitar :)

    ResponderEliminar
  5. sabem a minha opinião sobre o mónaco... por isso escolho as fotos com gente.
    cativam-me com as vossas do miúdo com a bola na mão e o par de jarras sentado no parapeito da janela.
    siga para outra!

    ResponderEliminar
  6. Essas viagens são um máximo. Outro mundo mesmo.

    ResponderEliminar
  7. Adorei esta viagem virtual, que vocês nos proporcionaram...
    O Mónaco que eu conheço... também se limita muito aos percursos de F1... e à família Grimaldi... das revistas do jet-7... :-D
    Mais um post fantástico! Parabéns!
    Tudo de bom!
    Ana

    ResponderEliminar

Palavreiro(a), vai em frente, partilha connosco as tuas palavras :)