Manifesto | "Aqui só entra quem andar espantado por existir"

02 setembro 2018

O mês de Agosto foi altura de arrumar a fundo o Palavra-padrão e hoje estamos prontos para vos dar a conhecer o nosso (e também vosso) pátio online renovado! 
Falámos aqui sobre a vontade de tornar este espaço mais coerente e em conformidade com aquela que consideramos ser a nossa "missão" no universo dos blogs: partilhar, aprender, conhecer e, sobretudo, incentivar à criatividade! Agora estamos de volta com a ambição de despertar a curiosidade e o interesse de quem nos lê, e de mostrar que qualquer um transporta consigo ferramentas para tornar o mundo um lugar mais bonito. 

Assim, e como pontapé de saída para esta nova etapa, fiquem com os novos alicerces do Palavra-padrão e com o manifesto que espelha aquilo que queremos construir aqui:


OS ALICERCES DESTA CASA




CRIATIVIDADE | Acreditamos de coração em algumas verdades fundamentais. Uma delas é a de que todos somos seres criativos, apenas precisamos de um empurrãozinho para encontrarmos a porta do infinito labirinto que é a nossa potencialidade criativa. Aqui, partilharemos a nossa jornada na descoberta da criatividade, ensinando aquilo que vamos aprendendo pelo caminho e estando sempre disponíveis para aprender também com quem nos lê. A intenção deste espaço é tornar-se um pátio de inspiração, de partilha de dicas, histórias e experiências que mostrem como há sempre espaço e tempo para tornarmos o mundo o lugar mais bonito.







PARTILHA | Tal como a felicidade é partilha, também a criatividade o é. O Palavra-padrão nasceu com a ambição de se tornar uma comunidade, e mais do que qualquer outro objetivo, é esse que queremos cumprir. Queremos tornar este lugar online um lugar de partilha e conversa solta, em que qualquer pessoa é convidada a enriquecer a nossa visão do mundo com a sua própria. A Internet, acreditamos, é uma fonte inesgotável de laços por atar, e por aqui estamos nós, a oferecer-vos uma ponta.





NATUREZA | A criatividade não acontece no vazio. Ela alimenta-se das nossa experiências e vivências quotidianas, da natureza e da sociedade, e por isso acreditamos que trabalhando para um mundo mais equilibrado a todos os níveis, só teremos todos a ganhar. Não é segredo para ninguém que este espaço é um reflexo das nossas crenças e ideais. Nos últimos anos temos feito um esforço para nos tornarmos mais conscientes e ativos a nível ambiental e ecológico, e por isso queremos que o Palavra-padrão também reflita essa vontade. Atenção: desengane-se quem espera de nós uns cidadãos irrepreensíveis a esse nível... somos só aprendizes deste dever global que é ir fazendo cada vez mais e melhor pelo planeta! 



MINDFULNESS | Se o ambiente que nos é externo é ponto-chave para desenvolvermos o nosso lado mais criativo, ainda mais o é o nosso ambiente interno... Falamos do cuidar de nós, do chamado mindfulness, da permanente necessidade de nos entregarmos à tarefa linda que é fazermos o que nos faz sentir bem e aconchegados. Aqui também falaremos disso, do avesso de sermos nós, de um conjunto de inspirações ao lado de dentro de forma a não nos perdermos nunca dos caminhos do bem-estar pessoal.







INFINITAS POSSIBILIDADES | Não poderíamos não deixar a porta aberta para o maior princípio que nos guia, não só no blog mas na vida: o guião do improviso, a viagem sem mapa,  a tela em branco para construir com a imaginação tudo o que nos apetecer. O espanto por existir vem, sobretudo, quando baixamos a guarda e nos deixamos surpreender pelo inesperado. É isso que também queremos aqui, surpreender e ser surpreendidos pelas infinitas possibilidades.


O MANIFESTO

O palavra-padrão é uma casa aberta:
procuramos a gente inquieta, com pulguinhas na imaginação,
o pessoal dos bichos carpinteiros das ideias sem pés e cabeça,
os que não param "'quétos" na tarefa árdua de admirar o mundo.
Temos porta aberta para fascinados e curiosos,
e um chocolate de recompensa para os espantados por existir.
Queremos juntar uma comunidade dos melhores do mundo a gostar da vida (ou os que estão ainda aprender).
Sim! Propomos um jantar que não acabe nunca com os que todos os dias aprendem alguma coisa, 
mas também com os que falham. Se falhas, o teu lugar também é aqui. 
Procuramos os que dão 20 valores na arte de ser contente. E os que tentam. Os apaixonados pelo dia-a-dia, os entusiastas do estar presente, os que agradecem por tudo e por nada. 
Este é um espaço para os criadores, e há uma única verdade que segura os alicerces desta casa online: qualquer um pode criar. 
Isto é para ti, que até gostas de mexer em tintas mas não percebes nada de pintores. É para ti que achas que não sabes escrever um poema. E para ti, que julgas ser tarde de mais para aprender a dançar. 
Queremos os que gostam de cozinhar, os que gostam de comer, os que vivem para a escrita, para a fotografia, para o humor, para o desenho, para as viagens, para a moda, para os jogos online, os que perdem a cabeça por livros, por carpintaria, política, croché, meditação, nutrição, gatos, plantas ou bolas de neve. Queremos os aficionados por colecções, os cromos dos cromos, os do desporto, os da ciência, os dos animais, os dos números ou das pessoas...
Se tens uma paixão, este lugar já é teu, se não tens, entra e senta-te à mesa.
Vamos conversando um bocadinho que ela deve estar mesmo a chegar.

Beijinhos e abraços, e muitos palhaços,

Daniela e Artur

32 comentários:

  1. Vou andar sempre aqui para ver. Bem vindos de volta ��

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Sofia! :D ÉS sempre bem-vinda no nosso cantinho! :D

      Eliminar
  2. Fiquei tão feliz por vos saber de volta! Esta vossa casa é um regalo para a vista e para o coragem, por toda a genuinidade e criatividade. Também por isso é que se superam em cada publicação!

    r: Ai, imagino :o se soubesse, tinha ido ajudar-vos a comer ahahah

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ficamos radiantes com este miminho em forma de palavras! Obrigada pela presença constante, Andreia, és das nossas primeiras e mais fieis palavreiras e isso não se esquece :D Mil beijinhos!

      Eliminar
  3. Ainda não conhecia o vosso blog, mas parece-me que vou gostar de andar por aqui (;

    ResponderEliminar
  4. Que lindos! Ainda bem que estão de volta!
    Agora fiquei com vontade de fazer um manifesto para o infinito também :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ohh obrigada Ana!
      Força nisso, manifestos nunca são demais ahah :D
      Beijocas

      Eliminar
  5. Olá Meninos, esta vossa porta aberta, é uma lufada de ar quente que transmite o calor humano pelo qual vocês foram tomados. Tenho pena que não hajam mais com esse vosso cuidado, de transmitirem o que de bom se pode fazer neste pedacinho de mundo, no qual tentamos " viver". O vosso manifesto, podia muito bem ser uma nova regra a seguir, na qual, os comuns mortais poderiam ser um pouco mais livres e loucos para usufruir desta nossa passagem por estes caminhos de bem estar . Bem hajam.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Maria!! Que delicia de partilha, muito obrigada pelas palavras de apoio e incentivo! :) Um grande beijinho!

      Eliminar
  6. Que bom! Vou ficar atenta para ver as novidades :)
    r: Muito obrigada! Desejo-vos o mesmo, um mês cheio de coisinhas boas eheh

    ResponderEliminar
  7. Criatividade é um caminho no qual adoro passar muitas vezes por diversas razões.
    Um Post cheio de força aqui neste inicio do mês de setembro.
    Queremos muitas novidades!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. "Procuramos os que dão 20 valores na arte de ser contente." LINDOOOO!!!

    ResponderEliminar
  9. Acabei de chegar e estou a adorar cada palavra que leio <3 Que espaço inspirador, parabéns!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sê muito bem-vinda ao nosso pátio! :D Ficamos muito felizes com esse feedback! Beijinhos!

      Eliminar
  10. Ainda bem que voltaram! A blogosfera estava mais cinzenta sem vocês!
    Adoro este blog é um lufada de ar fresco, super criativo e verdadeiro! Muitos parabéns e continuem sempre assim :)
    Eu vou continuando a sentar-me à mesa convosco e a deliciar-me com este espaço!

    R. Muito obrigada!
    As cidades da mini-viagem que fiz foram escolhidas por mim e pelos meus pais. Das quatro selecionadas confesso que Fátima foi a que eu estava menos entusiasmada por visitar, mas tive de ceder para conseguir conquistar Alcobaça x)
    Óbidos é linda, cheia de encantos e recantos, nunca me canso de ir lá!
    Beijinho!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ohh assim ficamos todos babados! :D É tão mas tão bom saber que todo o amor e dedicação que pomos nisto passa para esse lado!
      Muito obrigada pela tua presença aqui, Inês, é mesmo um prazer ter-te connosco na nossa mesa imaginária do chá de fim de tarde :D

      Ai Alcobaça, que perdição!

      Eliminar
  11. Nós já queremos fazer parte da mobília e não ficar somente sentados a ler. Considerem-nos a visitar, mas para ficar, sim? Votos de muito sucesso!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É só escolherem, dos armários aos abajures, é tudo vosso ahah :D Parece-nos muito bem, sintam-se em casa e sejam muitos bem-vindos! É um prazer para nós ter-vos por cá! :)

      Eliminar
  12. Vocês têm sempre as ideias mais giras e o vosso blogue fica sempre amoroso! Sempre que venho aqui é uma surpresa agradável de cores e uma sensação de tranquilidade enorme :)

    r: Em princípio vou voltar no final de Setembro, é só mais um bocadinho. Tenho imensas saudades de escrever para o blogue e nem quero pensar em abandoná-lo. Entrei para a tese muito contrariada e obrigada pela minha família. Inscrevi-me na mesma altura em que comecei a lidar com a minha depressão e ansiedade, pelo que foi muito difícil começar e ainda mais difícil inteirar-me de que não havia escapatória possível sem criar um tumulto de más reacções aqui por casa. Quase um ano depois, muito melhor em relação aos meus problemas e já a meio da minha tese, sei que foi tudo uma questão de negação, de um medo atroz em seguir em frente e uma falta de confiança em mim mesma. Porque eu queria fazer a minha tese, eu adorava o projecto que tinha nas mãos, simplesmente não achava que estava bem para o fazer. E agora estou quase a entregar e estou tão, mas tão! entusiasmada com isso :) Obrigada pelas tuas palavras, e a tua tese parece ter sido extremamente interessante. A minha é de Jornalismo, e passa por criar um projecto jornalístico, neste caso escolhi criar um protótipo de jornal local na minha vila.

    Um grande beijinho e boa sorte para os vossos futuros projectos aqui pelo blogue!
    Sónia,
    By the Library

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ficamos mesmo muito felizes por "ouvir" isso, é um gosto enorme saber que passamos essa sensação! :D

      Bem, isso é que foi um percurso atribulado! Ainda bem que encontraste o teu caminho e que descobriste, de alguma forma, uma maneira de olhar com novos olhos para algo que ao início te assustava! Aproveita e diverte-te muito, pois é um sentimento de total preenchimento quando chegas ao fim... não há nada que substitua essa sensação de teres conseguido! :D

      Beijocas!

      Eliminar
  13. Fico muito feliz por terem voltado! Adorei este post e estou ansiosa para tudo o que aí vem!
    Beijinho, Ana Rita*
    BLOG: https://hannamargherita.blogspot.com/ || INSTAGRAM: https://www.instagram.com/rititipi/ || FACEBOOK: https://www.facebook.com/margheritablog/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que maravilha! Muito obrigada Ana Rita :D Beijocas!

      Eliminar
  14. Tão tão giro! Adoro a energia do blog! Bem vindos de volta :D

    http://purflefox.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  15. Ainda bem que voltaram, já tinha saudades de ler e ver o que andam a fazer.
    Por isso, continuo sentada à mesa com vocês, bora!

    ResponderEliminar
  16. Bom regresso nesta vossa casa, que nos faz sentir confortável e bem vindo.
    Abraços

    ResponderEliminar

Palavreiro(a), vai em frente, partilha connosco as tuas palavras :)